Como Tirar o DNI Argentino Passo a Passo (Para Brasileiros)

Como tirar o DNI (Documento Nacional de Identidade) argentino se você é brasileiro. Quais são todos os passos, documentos necessários e dicas para facilitar o processo.

The Red Bag Travel

4/23/20254 min ler

Importância do DNI
Ter o DNI argentino é superimportante, especialmente para quem quer morar legalmente na Argentina , com ele, você pode fazer qualquer trâmite oficial no país.

Documentos Necessários

1.Documento de Identificação Brasileiro

Passaporte: A validade tem que ser superior a 6 meses, tanto para entrar na Argentina quanto para dar entrada no DNI.

RG: Se optar pelo RG, ele precisa ter sido emitido há menos de 10 anos. A recomendação é que você tire um RG novo e um passaporte com validade de pelo menos 6 meses.

Com o documento em mãos, tire uma cópia simples dele.

2.Certidão de Antecedentes Criminais Brasileiros

O próximo passo é solicitar sua certidão de antecedentes criminais do Brasil.

Acesse o site oficial da Polícia Federal do seu estado ou a página do Gov e preencha as informações necessárias. Após ter feito isso, você poderá fazer o download e imprimir o documento.

Legalização da Certidão: Com a certidão em mãos, você precisa ir ao Consulado Geral do Brasil na Argentina (se for em Buenos Aires fica perto da estação Retiro), para autenticar o documento com um carimbo. Para isso, terá que agendar um horário no consulado.

Outra opção é fazer o apostilamento de Haya em um cartório brasileiro, antes de vir para a Argentina,. Esta seria a melhor opção para quem vai morar em uma cidade onde não tem consulado ou é muito complicado viajar até um consulado brasileiro na Argentina.

3. Adquirir o Chip de Celular Argentino

Na Argentina, você vai precisar de um número de celular local para fazer o processo de DNI.

Você encontrará o chip pré-pago, nas lojas 25 horas dos aeroportos (mais caro), nas lojas 25 horas distribuídas pela cidade, em algumas bancas de jornal e em algumas farmácias.

4. Certificado de Domicílio (gratuito)

Agora, é hora de comprovar o seu endereço na Argentina. Você vai precisar do Certificado de Domicílio.

Isso pode ser feito em uma 'comisaría comunal' (delegacia de polícia) da área onde você mora.

Documentos necessários: Passaporte ou RG, e um comprovante de residência (contrato de aluguel ou fatura de algum serviço no seu nome, como luz, internet ou telefone).

Processo para quem não tem o contrato:

A obtenção do Certificado de Domicílio na Argentina para quem não tem um contrato de aluguel comum é feito pelo MIBA (Sistema de Migrações da Argentina).

Como Fazer? Você vai precisar criar uma conta e preencher os campos obrigatórios no site do MIBA, que vai pedir também o cadastro de duas testemunhas.

Testemunhas: Essas 2 testemunhas maiores de 18 anos, não podem ser da sua família. Elas precisam estar dispostas a assinar o documento que comprova o seu endereço na Argentina. Além disso, você vai precisar anexar documentos das testemunhas no site, junto com uma declaração juramentada, que você também vai fazer no site.

Agendamento: Feito isso, você vai agendar um dia e horário para comparecer ao local indicado pelo MIBA para finalizar o processo.

Comparecimento com as testemunhas: No dia agendado, você deve comparecer pessoalmente com as duas testemunhas, levando todos os documentos delas e os seus. As testemunhas vão assinar e confirmar o seu endereço. Lembre-se de levar o número de expediente que foi gerado, junto com a documentação original e uma cópia solicitada para criar o arquivo.

5. Preenchimento do Formulário no Sistema RADEx

O Que é o RADEx? É o sistema online de imigração da Argentina, onde você vai registrar seu pedido de DNI.

Como Preencher? Acesse o site da Direção Nacional de Migrações e crie um usuário. Depois, preencha os dados solicitados no formulário. É importante informar corretamente o número de telefone argentino, com o código de área local.

Taxas e Pagamento

Valor das Taxas: Após preencher o formulário, você precisará pagar algumas taxas para processar o seu pedido de DNI.

DNI Permanente: Custa aproximadamente 50 USD (ou 50.000 pesos argentinos).

Outras Taxas: Há também taxas menores de aproximadamente 6.000 pesos do próprio documento e a taxa para o processamento dos antecedentes criminais que é de 4.800 pesos argentinos.

Onde Pagar? O pagamento das taxas é feito em bancos locais, no Banco Nación, Correos Argentinos e Banco Provincia, respectivamente.

Confira o quadro de taxas migratórias.

7. Envio de Documentos e Aprovação

Envio de Documentos: Após o pagamento, você receberá um e-mail confirmando que deve fazer o upload de todos os documentos no site do RADEx. Lembre-se de digitalizar tudo com boa qualidade.

Aguardar Aprovação: Depois de enviar, você vai aguardar um e-mail confirmando a data e o local para a próxima etapa.

8. Entrevista na Direção Nacional de Migrações

Quando receber o e-mail, você deve comparecer à Direção Nacional de Migrações, localizada no final de Puerto Madero.

O Que Levar? Leve todos os documentos que você já organizou (originais e cópia), como contrato de aluguel, comprovantes e o que foi solicitado no upload.

O Que Acontece na Entrevista? Na entrevista, eles vão coletar suas digitais, tirar uma foto e coletar suas informações. Tudo será registrado no sistema.

Recebendo a Precária

Após a entrevista, você receberá um papel chamado 'precária', que é uma autorização provisória, com a data de retirada do seu DNI.

9. Retirada do DNI

Passado o tempo indicado no 'precária', é só ir até o local indicado para retirar seu DNI, ou, espere ele ser enviado para o seu endereço.

Dica Final: Lembre-se de sempre guardar bem todos os documentos, pois eles são super importantes para sua permanência legal na Argentina e a precária será o seu documento até que o DNI físico chegue até você. Para saber sobre os direitos do migrante, consulte a Ley 25.871.

Boa sorte no seu processo!

Para saber mais sobre o processo para tirar o DNI argentino, veja o nosso vídeo completo no youtube, dando um clique abaixo: