BATE E VOLTA: BUENOS AIRES - COLÔNIA DO SACRAMENTO
Localizada às margens do Rio da Prata, Colonia del Sacramento é um tesouro histórico e cultural. Seu charme colonial, suas ruas empedradas, a muralha, suas casas coloniais e o farol criam uma atmosfera única e especial, uma cidade perfeita para um bate e volta.
The Red Bag Travel
4/18/202513 min ler


História
Colonia del Sacramento é uma cidade histórica e um destino turístico muito popular. Foi fundada no ano de 1680 por Manuel Lobo, o governador da capitania do Rio de Janeiro e era usada como ponto estratégico militar. Por isso passou por vários ataques nos séculos 17 e 18, um conflito entre portugueses, espanhois e até ingleses, até se tornar parte do Uruguai em 1828. E é devido ao conflito constante, principalmente entre espanhois e portugueses, que Colônia possui uma mistura de influências culturais destes dois países, que podem ser notadas na arquitetura, nas tradições e na culinária local.
Melhor época para visitar
As estações intermediárias, primavera e outono, são as melhores para visitar Colonia, já que as temperaturas são mais agradáveis. De agosto a novembro, a temperatura média é de 15 graus e a máxima é de 25, super agradável para passear em qualquer momento do dia. No outono a média de temperaturas é de 20 graus. De dezembro a janeiro as temperaturas podem alcançar 28 graus, então se você vem nesses meses, se prepare com bastante protetor, roupa adequada e água para passear por aqui. O inverno é a época que menos chove, mas como venta bastante, a temperatura se sente muito mais baixa do que realmente indicam os termômetros, a temperatura média nessa estação é de 13 graus.
Uma dica extra para o inverno, é preparar uma roupa somente para usar em Colonia (principalmente a jaqueta), caso você vá para outra cidade logo em seguida. Por que se usa muita lenha para o sistema de aquecimento e a cidade inteira fica coberta de fumaça, e no final do passeio, a sua roupa pode ter o mesmo aroma.
PLANEJAMENTO DA VIAGEM
Quantos dias ficar
Colonia é uma cidade recomendada para um bate e volta desde Buenos Aires, ou entre Montevideo e Buenos Aires. Um dia para visitar suas principais atrações já é o suficiente, e um dia e meio é o mais recomendável, caso você queira fazer o passeio com mais calma.
DICA: Verifique a previsão do tempo antes de programar o seu bate e volta, para aproveitar a cidade da melhor forma possível.
Como chegar a Colonia
Desde Buenos Aires o trajeto mais rápido é feito em ferry (buque), por duas empresas, a Buquebus e a Colonia Express, os barcos transportam passageiros e veículos. O trajeto dura aproximadamente uma hora e trinta minutos, quando as condições climáticas são favoráveis, e o preço da passagem é de 60 mil pesos argentinos aproximadamente.
O ponto de embarque de ambas empresas fica em Puerto Madero e é indicado comparecer duas horas antes do embarque, para os procedimentos de imigraçao e fila para o check in. O procedimento na imigração pelo porto é similar ao do aeroporto, porém é muito mais simples e rápido. E diferente do aeroporto, primeiro se faz a fila da imigração e logo a do check in.
DICA: Se você pretende fazer o bate volta Buenos Aires - Colonia, use o mesmo documento que você apresentou na entrada em Buenos Aires e evite problemas. Por que a entrada em Colonia, é considerada como saída da Argentina.
Câmbio
Na avenida principal de Colonia existem três casas de câmbio, uma perto da outra e duas delas estão do lado da praça.
No comércio da cidade aceitam reais, dólares e pesos uruguaios como forma de pagamento, também aceitam o pagamento com contactless. Caso você não queira fazer o câmbio e carregar dinheiro em espécie, peça para incluir o serviço dos garçons (propina) no pagamento da conta. A propina de 10% do valor total da conta, é um costume uruguaio, assim como em Buenos Aires.
Para visitar os museus e o farol é necessário contar com dinheiro uruguaios em espécie.
Transporte em Colonia del Sacramento
O centro histórico de Colonia fica a cinco quadras do desembarque do ferry, super perto. Para fazer o trajeto até o seu hotel, você pode ir caminhando (caso não tenha problemas de mobilidade) ou em táxi, os carros de aplicativos não funcionam em Colonia.
Colonia possui três linhas de ônibus e duas delas fazem o trajeto do centrinho até o bairro Real de San Carlos, onde fica a Plaza de Toros. A duração do trajeto (centro- Real de San Carlos) é de meia hora e o intervalo entre um ônibus e outro é de uma hora.
A línea A faz o percurso todos os dias e a línea C, somente de segunda a sexta. Confira o horário abaixo:
Colonia também possui um ônibus turístico, que para em dez pontos de interesse. Funciona das 10 da manhã às 18 horas e custa R$ 136, 15 sem comida incluída e R$ 328,37 com alimentação incluída. Menores de três anos não pagam passagem.
Alguns pontos destacados onde o ônibus turístico para são:
- Centro histórico: Que é o coração da cidade e está repleto de ruas de paralelepípedos e edifícios coloniais.
- Portão do Campo: Entrada histórica, que divide a parte antiga da moderna.
- Plaza de Armas: Uma das praças mais antigas do Uruguai, onde está igreja central e alguns restaurantes.
- As orlas Costanera e Puerto Tranquilo: Lugares ideais para desfrutar das vistas do Rio da Prata e suas prainhas.
- Campos de golfe e áreas naturais: perfeitos para amantes da natureza e do esporte.
Comida
O prato típico da cidade é o chivito, um pedaço de carne fininha coberto com queijo, bacon e ovo frito, que pode estar entre um pão ou não e que vem acompanhado de batatas fritas, maionese caseira e salada. Além do chivito, outros pratos típicos são o churrasco acompanhado de fritas e salada, o flan com doce de leite, os frutos do mar e, assim como em Buenos Aires, as medialunas para acompanhar o café.


O que fazer em Colonia del Sacramento
EM UM DIA OU UM DIA E MEIO
O casco histórico de Colonia foi declarado patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO em 1995 e por aqui se encontram algumas das principais atrações para planejar o roteiro.
Puerta de Campo, muralha e canhão
Um dos cartões postais da cidade é o seu emblemático portal acoplado a uma alta muralha, construídos em 1745 a mandado do governador português Vasconcelos.
Foram destruídos parcialmente em 1859, por ordem do presidente uruguaio Gabriel Pereira, por nessa época serem considerados símbolos de guerra e estagnação e reconstruídos quase cem anos depois, por cidadãos honorários da cidade, com o apoio do Estado e dos Ministérios dos Transportes, da Educação e da Cultura. As pedras que se usaram na reconstrução são parte da original e de outra muralha da cidade, que também foi destruída. O limite entre a original e a nova (1968), podem ser observados nos seus pregos de bronze.
Atrás da muralha se encontra um canhão, com mais de 300 anos de história, original da época portuguesa em Colonia, e que foi recuperado nos anos 90. É possível subir até ele, através de uma escada e tirar uma linda foto com o rio de fundo.




Calle de los Suspiros
caminhando uma quadra desde o portal, nos encontramos com a rua (calle em espanhol) mais intagramável e concorrida da cidade.


Esta rua, que até 1980 se chamava Ansina, ganhou o nome de Suspiros, devido a duas lendas não confirmadas. Uma delas conta que antes existiam vários bordeis nessa rua, e os marinheiros que chegavam pelo rio abaixo dela, suspiravam ao verem essas mulheres. A outra teoria fala dos suspiros de prisioneiros condenados à morte, que tomavam um último trago, antes de serem levados por esta rua até o Rio de la Plata.
Se as lendas são ou não certas, ninguém sabe, mas que essa é a rua que melhor preserva o seu estatuto colonial português (sem calçadas e escoamento de água feito pela parte central), com casas de pedra e telhados de telha, de isso ninguém tem dúvidas.
Farol
Como Colônia era um ponto estratégico, era frequente a chegada de navios às suas costas e por aqui aconteciam muitos naufrágios, por isso fez-se necessário a construção de um farol 1855. Junto ao farol encontram-se os restos do Convento de São Francisco, aparentemente destruído num grande incêndio em 1704. É outro cenário super fotográfico e o que é melhor, se pode subir até o topo dele e ver Colonia através de outra perspectiva.


O farol está aberto de , a entrada custa 35 pesos uruguaios, se compra no local e só aceitam a moeda local em espécie. O farol abre das 10:30 horas até o meio dia e depois das 14 às 17 horas. A subida dos seus quase trinta e quatro metros de altura é feita por escadas íngremes e não é permitida a entrada de menores de 12 anos.
Durante a noite você poderá observar os nove segundos que servem de preâmbulo a cada próximo jingle de luz vermelha, desta joia arquitetônica.
Museus
Colonia possui vários pequenos museus, que contam sua história e dos seus diferentes povos. Para a maioria deles é necessário comprar um ticket 24 horas, que custa 150 pesos uruguaios em espécie, em frente a praça central, no Espacio Rebuffo.
O ticket dá o direito de uma visita a cada um dos seus 8 museus, que podem ser feitos em dias alternados.
Espacio Rebuffo
Já que aqui é o lugar onde se compra o ingresso, que tal começar o roteiro por este espaço?. Esta é uma construção que tem a mão de portugueses e espanhois, já que originalmente foi feita como casa pelos portugueses e mais tarde o andar de cima foi feito adicionado por espanhois. Já foi uma casa de uma família e mais tarde um cortiço, abrigando sete famílias. É um dos museus mais completos do centro histórico, onde é possível conhecer a história da população da antiga Colonia, a história das touradas, ver esqueletos de animais marinhos e terrestres, além de uma coleção taxidermia de aves regionais e borboletas.


Duração: 30 min.
Horário de funcionamento: terça a domingo, de 11:30 - 16:30 horas.
Vivienda Portuguesa
Pequeno museu ao lado do Espacio Rebuffo, que resguarda em seu interior objetos de famílias típicas portuguesas da época Colonial, provindas de Tras-Os-Montes, Minho e Alentejo.
Duração: 10 min.
Horário de funcionamento: quarta a segunda, de 11:30 - 16:30 horas.
Espacio Portugués
Este museu fica na volta da Calle de los Suspiros e possui a árvore de Santa Rita (Bougainvillea glabra) mais antiga de Colonia na sua entrada. É uma construção portuguesa com paredes grossas de pedra e adobe, com piso e teto original do século 18. Apresenta mobiliários, livros e material histórico português do inicio da colonização até o ano de 1777, quando Colonia passou a ser definitivamente espanhola.
Duração: 15 min.
Horário de funcionamento: quinta a terça, de 11:30 - 16:30 horas.


Archivo Histórico Regional
Criado em 1972, este repositório documental tem o objetivo de reunir arquivos que contêm a história fragmentada da cidade. Aqui você pode visitar o Espaço Memória e Sítio, baseado nos registros dos processos de mudança de Colonia do Sacramento. Destaca-se a história local recente e o caminho percorrido até a declaração do Bairro Histórico como Patrimônio Mundial pela Unesco. A porta está sempre fechada, mesmo durante o funcionamento, é só entrar.
Duração: 10 min.
Horário de funcionamento: segunda a sexta, de 11:30 - 16:30 horas.
Espacio del Telégrafo
Este espaço conta, através de um conjunto de peças compiladas por Gustavo Coll, a história da telegrafia no Rio de la Prata, da qual Colônia do Sacramento foi a cidade protagonista. Pela primeira vez, Uruguai e Argentina estavam em comunicação imediata, através de um cabo submarino que ligava a cidade de Colônia a Punta Lara.
A invenção do telégrafo elétrico em meados do século XIX trouxe uma mudança nas comunicações globais e Colonia não foi excepção. Neste espaço você poderá ver além de telégrafos, uma máquina de código morse e uma luneta marinheira.
Duração: 15 min.
Horário de funcionamento: segunda,terça e quinta a sábado, de 11:30 - 16:30 horas.
Espacio Español
Um pequeno museu instalado em uma casa portuguesa do século XVIII, onde se pode observar objetos dos primeiros colonizadores espanhois, além de armas usadas na revolução e partes de um navio colonial.
Duração: 10 min.
Horário de funcionamento: quinta a domingo, de 11:30 - 16:30 horas.
Espacio Indígena
Este espaço oferece uma experiência que mergulha o visitante na cultura indígena, presente em toda a Colonia. Aqui você verá os primeiros vestígios materiais da ocupação humana, que correspondem a sociedades de caçadores-coletores-pescadores, reconhecidas como os colonizadores originais desta região. O museu foi criado para estimular o respeito e a valorização da cultura indígena.
Duração: 15 min.
Horário de funcionamento: terça a quinta e sábado a domingo, de 11:30 - 16:30 horas.
Basílica do Santíssimo sacramento
Foi a primeira igreja do Uruguai e representa as origens intensas da cidade de Colônia. Está localizado na emblemática Plaza de las Armas, em pleno centro do Bairro Histórico. A igreja atual é produto de uma reforma feita em um modesto rancho português de 1680. Sofreu sucessivos ataques durante a briga de poder entre Portugal e Espanha, e tanto suas destruições como reconstrução foram citadas por Charles Darwin, quando passava por este lado do mundo, a bordo do navio HMS Beagle, em 1836.
Centro Cultural Bastión del Carmen
O Baluarte do Carmen foi construído em 1880, com o propósito de ser plataforma de artilharia nas batalhas ocorridas na cidade de Colônia, entre espanhóis e portugueses. Quando essas disputas terminaram, tornou-se uma fábrica de cola e sabão, anos depois um quartel e armazém de grãos, e mais tarde uma lavadora de lã e curtume. Atualmente é um centro de arte em um edifício totalmente restaurado, possui entrada gratuita e é um ótimo lugar para assistir ao pôr do sol em Colonia del Sacramento.


Docas
Por ser uma cidade costeira, Colonia possui algumas docas para barcos e ao caminhar por elas você poderá desfrutar de vistas espetaculares do Río de la Plata, e se fizer isso ao pôr do sol o passeio é ainda melhor. Existem bares e cafés próximos a elas que também sao uma boa pedida, para assistir o pôr do sol.


O que fazer em Colonia - EM DOIS DIAS
Em um raio de até 50 quilómetros, você poderá encontrar-se com estradas, pequenas vilas e empreendimentos rurais diversos, que oferecem uma rica variedade de atrações, incluindo o enoturismo.
Plaza de Toros
A Praça de Touros está localizada no bairro Real de San Carlos, a apenas 5 km do Bairro Histórico da cidade de Colonia. Foi inaugurada em 9 de janeiro de 1910 e é a mais antiga do Uruguai. É possível entrar na Plaza de Touros sem visita guiada pelo preço de 150 pesos uruguaios em espécie, ou 250 pesos uruguaios com visita guiada.
Também é possível alugar bicicletas e carros turísticos para ir até a Plaza de Toros desde o centro. No caso de carros é necessário a apresentação do passaporte e da carteira de motorista atualizada.
A empresa que realiza a locação de carros é a Thrifty e possui dois locais em Colonia, um logo em frente ao desembarque do ferry (Puerto Franco De Colonia, Loca) e outro no centrinho (General Flores 172 ).
Praias
As prainhas são lugares à beira do rio, ideais para fazer uma pausa relaxante caso você possua tempo disponível no seu roteiro. As mais próximas à cidade são a Playa Ferrando e a Playa Real de San Carlos. Ambas possuem uma fina faixa de areia, a Playa de Ferrando fica a leste do centro histórico e a Playa Real de San Carlos fica para o outro lado, mesma direção da Plaza de Toros. Para chegar até a Playa de Ferrando você deverá seguir os caminhos da floresta ao lado da rodovia, até chegar a uma abertura que leva à praia.
Enoturismo
A alguns quilômetros de Colonia, na zona rural, você poderá conhecer os vinhos e azeites de oliva uruguaios, em algumas bodegas e fazer um passeio logo depois de visitar a cidade de Colonia. O trajeto deve ser feito com carro alugado ou agência de turismo, já que não existe transporte público até estes locais. Também é possível conhecer a cidade vizinha de Carmelo, durante esse passeio. A seguir, conheça as 5 melhores bodegas para visitar.
Onde comer em Colonia del Sacramento
Para provar o chivito e uma boa parrilla uruguaia a nossa recomendação é a Parrilla El Portón.
Já se você busca frutos do mar o Resto Morriña é o nosso favorito, tem um ambiente tranquilo em frente ao rio, ao lado da muralha e a atenção dos seus donos é um diferencial.
Nas aforas de Colonia, uma boa sugestão especialmente se você alugou um carro, é a Parrilla Las Liebres, um local com estilo de campo. Servem desde a tradicional parrilla uruguaia até um menu de passos, acompanhado de vinhos.




Quer saber mais sobre Colonia del Sacramento no Uruguai?
Então vem conferir o nosso passeio completo por Colonia no youtube, clicando abaixo:



Junte-se a nós em nossas aventuras e receba os melhores conselhos.
Parcerias
Contato
© Theredbagtravel 2024. All rights reserved.
Uma excelente forma de promover uma empresa, produto, marca ou serviço é a partir da experiência pessoal. Convido você a trabalharmos juntos e montarmos uma excelente campanha com estratégias-chave que impulsionem o seu negócio. Possuo conhecimentos avançados em marketing, posicionamento, vendas, relações públicas e gestão comunitária que serão utilizados na referida campanha.
Escreva-me para apresentar a sua ideia, eu terei todo o gosto em responder.
Para aproveitar ao máximo sua viagem, deixe-me seu e-mail para receber atualizações com as melhores recomendações e dicas.
siga-nos