BATE E VOLTA A TIGRE: A cidade das ruas aquáticas
Você vem para Buenos Aires proximamente e está pensando em fazer um bate e volta nessa viagem? Que tal conhecer a cidade de Tigre? A bela cidade de Tigre fica pertinho da cidade de Buenos Aires, a somente 32 km do Obelisco. É uma cidade linda, que se caracteriza pelos seus inúmeros canais e barcos de todos os tipos, que são utilizados pelas pessoas que ali vivem e para o turismo. Além das atividades aquáticas, Tigre tem outras tantas opções turísticas e nós preparamos uma seleção especial delas para você conhecer, também disponibilizamos nosso mapa, para google maps, com o roteiro de THE RED BAG TRAVEL por Tigre para você usar na sua viagem. Vamos conhecer?
The Red Bag Travel
10/23/202411 min ler
Formas de chegar a Tigre
1. Carro: Você deverá pegar a rodovia de acesso Norte e logo ramal Tigre . Em carro a viagem dura de 30 a 45 minutos.
2. Trem: Você deverá pegar o trem Mitre - Tigre. Hoje em dia, devido às restaurações na linha férrea, a viagem dura aproximadamente 60 minutos.
3. Combine vários trens: Como o Mitre - B. Mitre e o Tren de la Costa. Para isso você deverá descer na estação Mitre e logo fazer a conexão com o Tren de la Costa, na estação da Av. Maipú.
4. Ônibus: A linha 60 de ônibus tem um ramal que vai até Tigre. O trajeto dura 1:30 h aproximadamente.
Melhor clima e época para visitar Tigre
Dias parcialmente nublados são recomendados. Você também pode ir em dias ensolarados e nublados com suas precauções.
Não recomendamos dias chuvosos ou ventosos.
Melhor época do ano: outono e primavera. E o verão é ideal para conhecer as ilhas.
O que fazer em Tigre?
Cultura
1. Museo de Arte de Tigre
O Museu de Arte de Tigre (Museo de Arte Tigre - MAT) é uma das principais atrações culturais da cidade e é conhecido por sua arquitetura impressionante e acervo diversificado. A construção é um exemplo notável da arquitetura europeia do início do século XX, com detalhes ornamentais que encantam quem o visita. Localizado às margens do rio Tigre, o museu oferece vistas deslumbrantes do delta, tornando a visita ainda mais especial. O espaço externo conta com áreas verdes, ideais para um passeio relaxante.
O MAT abriga uma coleção rica de arte argentina e internacional, incluindo pinturas, esculturas, desenhos e fotografias. Além de sua coleção permanente, o museu frequentemente organiza exposições temporárias que exploram diferentes temas e estilos artísticos, proporcionando uma experiência dinâmica e variada para os visitantes.
O Museu é facilmente acessível a partir do centro de Tigre, seja a pé ou de transporte público. O ônibus 60 faz o trajeto desde a estação de trem até a avenida Santiago de Liniers 334, a duas quadras do museu.
Endereço: Av. Victorica 972, Tigre.
Entrada: 1900 pesos argentinos.
Abre: quarta à sexta de 13 às 17:30 horas - finais de semana de 12 às 17: 30 horas.
2. Museo de la Reconquista
Este museu é facilmente acessível e está situado em um edifício histórico que remonta ao século XIX, em uma área que foi fundamental durante as guerras de independência da Argentina. O local desempenhou um papel importante na história militar da região, já que abrigou o francês Liniers (personagem importante nesta batalha), quando ele desembarcava com suas tropas para lutar contra os ingleses.
O museu abriga uma vasta coleção de objetos históricos, documentos e exposições que retratam a luta pela independência e os eventos significativos que ocorreram na região. Entre os itens em exibição, você encontrará armas, uniformes, pinturas e artefatos que contam a história da reconquista e a história da cidade de Tigre, além de um belo jardim florido, ornamentado com objetos coloniais.
O ônibus 60 faz o trajeto desde a estação de trem até a avenida Santiago de Liniers 660, a uma quadra e meia do museu.
Endereço: Av. Liniers 818, Tigre.
Entrada: gratuita
Abre: quarta a domingo de 10 às 18 horas.


3. Museo Naval
O Museu Naval está situado em um prédio histórico que foi originalmente uma antiga estação de barco, e foi inaugurado em 1990. O museu foi criado para preservar e promover a rica história naval do país, especialmente no que diz respeito ao rio Paraná e ao delta.
O acervo do museu é extenso e diversificado, incluindo:
Modelos de embarcações: O museu exibe uma variedade de modelos de navios, desde embarcações de guerra até iates históricos, além de carcaças de aviões.
Documentos e Fotografias: Há uma coleção de documentos históricos e fotografias que narram a evolução da marinha argentina e os principais eventos navais.
Uniformes e Equipamentos: O museu apresenta uniformes de diferentes épocas e equipamentos navais, oferecendo uma visão do cotidiano dos marinheiros.
O museu também organiza exposições temporárias que abordam temas específicos da história naval, proporcionando uma experiência dinâmica para os visitantes e é ideal para você que quer aprender mais sobre a história marítima da Argentina.
Endereço: Av. Victorica 602, Tigre.
Entrada: gratuita
Abre: sexta a domingo de 10 às 18 horas.
4. Centro Italiano Canottieri
O Centro Italiano Canottieri é uma instituição tradicional em Tigre, que reflete a rica herança italiana da região. Fundado no início do século XX, o Centro Italiano Canottieri foi criado por imigrantes italianos que se estabeleceram em Tigre. Desde então, tem sido um ponto de encontro para a comunidade local e uma instituição que promove o esporte, especialmente a remo e atividades aquáticas.
O centro organiza diversas atividades, como competições de remo, eventos sociais, festas e celebrações culturais, é um local ativo, onde a comunidade se reúne.
O Centro Canottiere é o unico palácio veneziano na américa latina e possui visitas guiadas ao seu edifício, que apresenta características típicas da arquitetura italiana do início do século XX, com detalhes ornamentais que remetem a estilos neoclássicos e renascentistas, que se refletem em elementos como arcos, colunas e fachadas decoradas.
Durante o passeio você poderá conhecer parte de sua história, a de Tigre e também algumas das salas emblemáticas do palácio, como o lindíssimo salão de honra, com seus enormes vitrais, afrescos e escadarias. Além disso, o passeio inclui os armazéns de barcos, as oficinas de carpintaria e a sede social do Clube, que se encontra ao lado, em uma casona antiga.
Endereço: Gral. Bartolomé Mitre 74, Tigre.
Entrada: AR $14.000,00 com reserva feita com sinal de 50% por transferência bancária.
Visita guiada: sábado e domingo às 11h e às 15 horas
5. Casa de la Cultura
A Casa de la Cultura de Tigre é um importante espaço dedicado à promoção da arte, cultura e educação na cidade. Localizada em um edifício histórico, a Casa de la Cultura foi inaugurada para servir como um centro de atividades culturais e sociais.
É um espaço para apreciar principalmente a arquitetura do lugar, já que sua parte interna possui pequenas exposições e é ideal para uma visita rápida se você está passeando pela cidade.
Endereço: Gral. Bartolomé Mitre 370, Tigre.
Entrada: gratuita
Abre: quarta à sexta de 10 às 18 horas - finais de semana de 12 às 18 horas.
Passeios e compras
1. Puerto de Frutos
Este mercado público já foi o desembarcadouro de frutas e vime que vinha do interior e abastecia a capital, e é famoso por sua variedade de produtos artesanais, móveis e itens de decoração. É um ótimo lugar para comprar souvenirs e degustar comidas locais.
Endereço: Sarmiento 160, B1648 Tigre.
Abre: segunda a domingo de 10 às 18 horas.
2. Orla de Tigre
O delta do rio Tigre, é formado por uma série de ilhas e canais, e é um dos maiores atrativos da cidade. Você poderá admirar as vistas deslumbrantes da vegetação nativa e das casas de veraneio ao longo das suas margens em uma caminhada relaxante, já que Tigre é uma cidade segura.
3. Parque de la Costa
É o maior parque de diversões da Argentina, perfeito para ir com amigos e com a família, conta com atrações emocionantes e shows ao vivo, ideal para quem busca um dia divertido.
Endereço: Gral. Bartolomé Mitre 370, Tigre.
Abre: finais de semana de 10 às 19 horas.
Entrada: 15200 pesos argentinos a 85900 pesos argentinos
Compre seu ingresso aqui: PARQUE DE LA COSTA
6. Museo Casa Sarmiento
O Museu Casa Sarmiento, localizado em Tigre, é uma excelente oportunidade para conhecer a história da educação na Argentina e a vida e obra de Domingo Faustino Sarmiento, um dos principais educadores e políticos argentinos do século XIX.
O Museu Casa Sarmiento abriga uma rica coleção de objetos pessoais, documentos, livros e móveis que pertenciam a Sarmiento. Entre os destaques estão:
Móveis Originais: Muitos dos móveis na casa são originais da época e pertenciam à família Sarmiento.
Documentos Históricos: O museu possui cartas, manuscritos e outros documentos que ilustram a vida e as contribuições de Sarmiento para a educação e a política na Argentina.
Exposições Temáticas: O museu frequentemente organiza exposições que abordam diferentes aspectos da vida de Sarmiento e seu impacto na sociedade argentina.
Para chegar até o museu você deverá viajar em um barco táxi.
Endereço: Río Sarmiento y Arroyo Reyes, Tigre.
Entrada: gratuita
Abre: terça a domingo de 10 às 18 horas.
Visitas guiadas: 11 e 16 horas.
4. Passeio de catamarã pelo delta
Os passeios de catamarã tem um roteiro definido, levando os visitantes a pontos turísticos específicos do delta. As excursões podem durar de 1 a várias horas, dependendo do pacote escolhido. Algumas oferecem paradas para atividades ou refeições, como por exemplo, na ilha Bruma. Os catamarãs são geralmente mais espaçosos e confortáveis, com áreas para sentar, cobertas e até banheiros a bordo. Os catamarãs também possuem um áudio guia em português, inglês e espanhol, com informações sobre a história e a fauna local.
Endereço: Lavalle 500 (1648), Tigre.
Abre: segunda a domingo de 11:30 às 20 horas.
Ingresso: 7000 pesos argentinos a 90000 pesos argentinos.
Compre seu ingresso aqui: CATAMARANES TIGRE
5. Passeio e visita às ilhas nos barcos-táxis
Os barcos táxis são uma opção mais flexível e prática para quem deseja explorar o delta por conta própria. Você pode criar seu próprio itinerário, escolhendo as ilhas ou pontos que deseja visitar. O preço dos táxis pode variar dependendo da distância percorrida, e a passagem pode ser mais cara do que um passeio de catamarã, se você fizer várias paradas. Essa opção permite uma experiência mais íntima, com mais paradas e menos turística, ideal para quem quer explorar áreas menos visitadas.
Endereço:Terminal Fluvial, Tigre e Puerto de Frutos, Dársena 1 .
Abre: segunda a domingo de 8 às 18 horas.
Ingresso: Adulto e adolescentes acima de 11 anos pagam AR$8.000 com débito e AR$7.000 em dinheiro. Menores de 10 anos pagam AR$4.000 com débito e AR$3.500 em dinheiro.
6. Caiaque
Uma experiência única em Tigre é navegar pelos canais do delta em um caiaque, já que é possível ter uma perspectiva única da natureza local e é uma atividade perfeita para amantes da natureza e da aventura. Você pode se aproximar da fauna e flora, observando aves, vegetação nativa e as casas de veraneio que adornam as margens, o que gera um contato mais íntimo com o ambiente.
Os passeios de caiaque podem durar de 1 a 3 horas, dependendo da empresa e do roteiro escolhido. Algumas excursões incluem paradas em pontos interessantes ou até mesmo áreas para nadar.
Muitas empresas oferecem passeios guiados, onde instrutores experientes acompanham o grupo, garantindo a segurança e proporcionando informações sobre a região. Para iniciantes, é uma ótima oportunidade de aprender técnicas básicas de remo.
Os passeios de caiaque podem ser realizados em grupos ou de forma individual, permitindo que você escolha a melhor opção para sua experiência. Algumas empresas também oferecem aluguel de caiaques para que você possa explorar por conta própria.
Onde comer em Tigre
1. Restaurantes
Temos duas indicações de onde ter um bom almoço e cada um deles é para um tipo de bolso.
O primeiro deles é para você que quer economizar e almoçar em um lugar onde os argentinos (locais) comem, este é o Bodegón Las Glorias, que fica a cinco quadras da estação de trem e serve porções generosas para compartilhar em um ambiente simplista, com atendimento rápido.
Seu menu é típico de um bodegón, pratos da culinária tradicional argentina, com milanesas de carne, supremas de frango, parrilla, pastas e aneis de lula (ravas) que são uma delícia. A bebida é de tamanho grande, também para compartilhar e de sobremesa indicamos o flan com doce de leite, que tem um toque caseiro e encerra com chave de ouro esse almoço típico argento. Preço médio para dois com bebida e sobremesa - até AR$ 45.000,00.
Se você deseja ir do museu de arte de Tigre até o restaurante Las Glorias, poderá utilizar o ônibus 721B (Av. Liniers 332 - Av. Cazón 1032).
A nossa segunda dica é um restaurante mais refinado, se comparado com o anterior, o María Luján, que fica nas margens do rio. Ao cruzar a ponte perto da estação de trem, você deverá caminhar 11 lindas quadras para chegar até ele. E são lindas mesmo, não é brincadeira, essa parte de Tigre é a nossa preferida. O restaurante oferece almoço, café da tarde e jantar, em salões internos e externos de frente para o rio. Nós provamos o café acompanhado da torta musse de chocolate e ficamos bobos com o sabor, a melhor que já provamos neste país. Um café para dois, com uma opção doce e uma salgada custa em média AR$ 20.000,00.
Para um lanche rápido, quem tem o melhor hambúrguer de Tigre é a La Amistad de Tigre. Um hamburguer completo, que inclui presunto, ovo, verduras e batata frita, custa ao redor de AR$ 5.000,00.
2. Cafeterias
Você pode escolher tomar um café de frente para o rio, no restaurante María Luján, como nós fizemos na nossa última visita a cidade de Tigre do lado verde da ponte, ou cruzar a ponte e optar por outras duas opções.
Um café de especialidade, com gente jovem e animada no Millenial Hostel & Cofffe. Onde servem desde as típicas medialunas, até um pão tostado com abacate e ovos mexidos, ou ¨merendar¨ como se diz aqui na Argentina, um cheesecake de frutos vermelhos em Puerto de Frutos, no restaurante Cachete.
Outras duas opções em Puerto de Frutos, são o tradicional café Havanna, nós recomendamos o misto quente ¨tostado de jamón y queso¨, e para fugir da multidão o Nouveau Bayonne, que fica escondidinho dentro de uma galeria .
E se você é celíaco e precisa de uma opção Gluten Free em Tigre, logo depois da ponte, você poderá encontrar o Cho Sin Gluten que é especialista neste tipo de alimentação.
3. Sorveterias
Uma das nossas opções preferidas na cidade de Tigre é a Vía Toscana, possuem vários sabores e cada um é uma experiência diferente. Além disso, a ambientação com uma cascatinha, trepadeiras e luzes cria um ambiente único e te faz sentir-se como em uma viagem pela Itália. Se você escolher ir até ela no final de semana depois do meio-dia, se prepare para uma fila de até meia hora no seu roteiro, porque muita gente também ama esse lugar.
Outro lugar para provar um ¨helado¨ argentino e que tem boa relação preço-qualidade é o Antonio Helados & Café, é uma sorveteria tradicional da cidade e muito frequentada pela população local.
Quer saber mais sobre Tigre?
Então vem conferir o nosso passeio completo por Tigre no youtube, clicando abaixo:



Junte-se a nós em nossas aventuras e receba os melhores conselhos.
Parcerias
Contato
© Theredbagtravel 2024. All rights reserved.
Uma excelente forma de promover uma empresa, produto, marca ou serviço é a partir da experiência pessoal. Convido você a trabalharmos juntos e montarmos uma excelente campanha com estratégias-chave que impulsionem o seu negócio. Possuo conhecimentos avançados em marketing, posicionamento, vendas, relações públicas e gestão comunitária que serão utilizados na referida campanha.
Escreva-me para apresentar a sua ideia, eu terei todo o gosto em responder.
Para aproveitar ao máximo sua viagem, deixe-me seu e-mail para receber atualizações com as melhores recomendações e dicas.
siga-nos